EXISTEM MUITOS BICHINHOS. MUITOS SÃO BONITINHOS OUTROS NÃO. HÁ AQUELES QUE NÓS PODEMOS TOCAR E HÁ OS QUE SÃO PERIGOSOS MAS, TODOS ELES MERECEM NOSSOS RESPEITOS.

quinta-feira, 5 de maio de 2011




ABELHAS


Zum...zum...zum... Você está na praia, com um delicioso sorvete na mão e ela está rondando... Na lanchonete ao ar livre também... As abelhas adoram alimentos doces, por isso estão sempre por perto, parecendo muito simples e persistentes, esses insetos vivem de forma muito interessante, tem uma organização de trabalho complexa e muitas vezes mais organizada do que nós, 
humanos!



A Sociedade das Abelhas
As abelhas são insetos sociais, isto é, a maioria delas convive harmoniosamente em um mesmo espaço, chamado de colônia. São extremamente disciplinadas, trabalhadoras e principalmente organizadas. Para você ter uma ideia, em uma mesma colônia convivem cerca de 60 mil abelhas, distribuídas da seguinte forma: uma rainha, dezenas de zangões e milhares de operárias. Dessa forma podemos perceber que existem funções diferentes em uma colmeia.
A rainha é a principal componente da colmeia porque mantém a harmonia no trabalho, além de ser responsável pela reprodução. Uma rainha pode viver até 6 anos, vencendo qualquer indivíduo da colmeia em termos de tempo de vida.
Os zangões são responsáveis por fecundar a rainha, dando continuidade à vida na colmeia. Eles vivem pouco, no máximo três meses, isso porque são mortos pela rainha logo após a fecundação.
Responsáveis pelo trabalho duro dentro da colmeia.


 as operárias cuidam da higiene da colmeia, garantem o alimento e a água de que a colônia necessita coletando pólen e néctar, produzem a cera para formar os favos, alimentam a rainha, os zangões, as larvas por nascer e ainda cuidam da defesa da família. Ufa, quanto trabalho! Talvez por isso elas vivam tão pouco tempo: somente 6 meses.

Várias espécies


A estimativa dos pesquisadores é que existam mais de 20 mil espécies de abelhas no mundo todo. Só no Brasil contamos com 5 mil espécies diferentes.
A espécie mais conhecida por aqui não é nativa de nosso país, mas sim da Europa. O nome científico dessa espécie é Apis mellifera, chegou aqui no período colonial, trazida pelos colonizadores europeus.



Importância das abelhas
As abelhas são muito importantes para o equilíbrio ecológico, principalmente porque são responsáveis pela reprodução das plantas através do processo de polinização - ou seja, transferem o pólen de uma flor para outra, propiciando a troca de gametas (células sexuais) entre as plantas. Esse processo resulta em uma grande variabilidade genética e a formação de bons frutos.
Além disso, o trabalho das abelhas nos fornece alimento e outras substâncias excelentes. Vamos conhecer um pouco mais sobre isso...




mel é o principal produto do trabalho realizado pelas operárias. Além de ser muito gostoso, ele ajuda a prevenir doenças porque atua no sistema imunológico, serve como expectorante e também tem propriedades analgésicas.
geleia real é outra substância natural, secretada pelas abelhas jovens. Têm vários compostos importantes para o organismo: proteínas, carboidratos, enzimas, lipídios e minerais. Isto tudo é importante para vários processos, como por exemplo, na regeneração das células, no combate às doenças respiratórias e até mesmo contra úlceras.

Já o própolis não é muito gostoso não, mas faz muito bem à saúde por suas propriedades antimicrobiana, antiinflamatória, cicatrizante e anestésica.


fonte: Guia dos Curiosos


Nenhum comentário:

Postar um comentário